11 3380-7007

Dicas de Instalação de bombas

Hoje, falaremos do modelo de bomba para piscina Dancor de ½. Para evitar possíveis danos à bomba, além de oscilações de voltagens que prejudicam ainda mais o funcionamento do material, fizemos um pequeno guia que certamente ajudará muito na hora da instalação e dimensionamento da bomba da sua piscina. Confira:

PRIMEIRO PONTO

Para que você ligue a bomba da sua piscina, seguida do aquecedor não há necessidade do uso de tomada, muito menos de regulador de voltagem, pois há a possibilidade de ligar diretamente no fio do quadro de disjuntor, se ele estiver dimensionado para esse tipo de ligação.

COMO DIMENSIONAR O FIO PARA BOMBA PARA PISCINA

Vamos trabalhar com a suposição de uma bomba de 400 watts, que tem tensão de aproximadamente 127 volts.

A fórmula para calcular é I = P/V, ou seja, corrente que é igual à potência, que é dividida pela tensão.

É indicado acrescentar 20% na amperagem anterior, para ter uma boa margem de segurança, então dessa forma, teremos o valor: I = 3,8 amperes.

Ainda em nosso exemplo, imagine que a distância entre o quadro de disjuntor e a nossa bomba é de 5 metros. Neste caso, você poderá utilizar um fio de 4 mm.

Há também a necessidade de utilizar um dispositivo próprio para a proteção do sistema – para o aquecedor e a bomba. Para que isso seja possível, será necessário calcular para identificar qual é a amperagem do disjuntor.

COMO CALCULAR A CAPACIDADE DO DISJUNTOR

Para calcular a capacidade de amperagem do disjuntor, você deverá considerar a potência e a tensão.

O disjuntor é essencial para que a instalação funcione corretamente, e o cálculo pode ser conferido a seguir:

Exemplo

– Tensão de 127 v

Considere que 1/2cv corresponde ao mesmo do que 1/2hp

1 HP = 1, ou seja, 0138CV

Se 1 HP = 745,7 watts, com a conversão temos:

Potência de ½ HP = 372,8 watts;

Com um cálculo mais simples, temos:

I = P/V, ou seja, corrente que é igual à potência, que é dividida pela tensão.

I = 372,8/127

I = 3,0 A

I = 3.0 A (ampere), que ao aplicar mais 20% sobre o valor, fica:

I = 4,0 A

Neste exemplo, será necessário utilizar um disjuntor            que tenha 10 A amperes, para que seja possível realizar a proteção da bomba, já que é a potência mínima para os disjuntores.

Há também a possibilidade de usar apenas um disjuntor para o aquecedor e para a bomba. Para isso, é necessário encontrar a corrente que cada utiliza, e somar os dois valores para identificar a capacidade do disjuntor.

Atenção! No caso de instalação e dimensionamento de disjuntores e fios, consulte sempre o manual do fabricante, pois os detalhes técnicos que ele disponibiliza são essenciais para um trabalho perfeito.

Para que a bomba e o aquecedor sejam ligados, você poderá fazer uso de botoeiras de acionamento, que são instaladas e funcionam de uma forma parecida ao interruptor de luz, pois não indicamos ligar ou desligar através do disjuntor.

Entre em contato

plugins premium WordPress
× Entre em contato