11 3380-7007

Como escolher a bomba correta

Este é um guia para te ajudar a escolher sua Bomba d’Água ou Motobomba.

Nós vamos tratar neste guia da transferência e bombeamento de água limpa sem partículas, porém os princípios se aplicam para qualquer líquido. Você precisa avaliar se a bomba pode ter contato com os produtos que você vai bombear, como óleo, ácido corrosivo, leite, combustível, etc.

Uma bomba d’água (motobomba) normalmente é utilizada para transferir água de um local para outro. Exemplos:

  • Transferir do poço artesiano para uma caixa d’água;
  • Da cisterna do andar térreo do prédio, para a caixa d’água alguns andares acima;
  • Do açude ou do rio de uma propriedade rural para irrigar uma plantação;
  • Retirar água da chuva que acumulou numa obra;

Para comprar a bomba d’água certa você precisa entender o que é M.C.A.

Assim como metros são unidades de medida de tamanho, e metros cúbicos, unidades de volume, M.C.A. é uma unidade de medida de pressão, geralmente utilizada para dimensionar bombas d’água e produtos hidráulicos.

M.C.A.– que significa “Metros de Coluna d’Água, indica qual a pressão que a água exerce sobre determinada altura.

ou seja, 1 m.c.a = 1 metro de altura.

O chuveiro elétrico do seu banheiro precisa de no mínimo 1,5 M.C.A. e no máximo 40 M.C.A. para funcionar. Isto quer dizer que a caixa d’água dever estar no mínimo a 1,5 metros acima do chuveiro da sua casa, e a caixa d’água deverá estar no máximo a 40 metros de altura do chuveiro, para o caso de você morar num apartamento. Altura abaixo de 1,5 m não terá pressão suficiente para o chuveiro funcionar e altura acima de 40 metros os componentes do chuveiro não aguentarão tanta pressão. No caso de prédios acima de 40 metros, as construtoras instalam válvulas de redução de pressão.

Para escolher a bomba d’água certa, vamos avaliar a que altura (pressão) precisamos bombear a água. A altura de bombeamento é medida em m.c.a., que você já sabe como calcular, (1 metro de altura = 1 m.c.a.).

Para escolha correta de uma Bomba d’Água (Motobomba), precisamos avaliar:

1. Altura e comprimento da tubulação de captação da água, os técnicos chamam isto de sucção, por exemplo num poço, calculamos da superfície da água até a entrada da motobomba, esta é a altura de sucção. No caso de um poço, normalmente altura e comprimento da tubulação de sucção são iguais. Outro exemplo pode ser a captação de água de um rio, subindo um pequeno morro até a bomba. A altura pode ser 1 metro (elevação do rio até a motobomba) e o comprimento da tubulação de 20 metros, que corresponderia à distância entre o rio e onde estará instalada a motobomba.

2. Altura e comprimento da tubulação até a caixa d’água ou reservatório, para onde precisamos transportar a água. Tecnicamente é chamada altura de recalque, sendo medida da saída da Bomba até a entrada da caixa d’água, também representado na unidade de medida M.C.A.

3. Vazão, quantidade de litros de água que precisamos transportar em determinado tempo, m3/hora, litros/hora ou litros/minuto.

4. Tubulação e Conexões, precisamos definir a bitola da tubulação 3/4 , ½ , 1 “ e o material dos tubos (PVC ou Ferro), no caso de tubos de ferro é importante saber se é novo ou usado, se usado quantos anos tem este tubo. As vezes já tem a tubulação no local e você vai utiliza-la no seu projeto. Os tubos são a estrada por onde a água vai passar. Podemos comparar o PVC a uma estrada asfaltada, a tubulação de ferro nova a uma estrada asfaltada com alguns buracos e a tubulação de ferro usada a uma estrada de terra. Precisamos andar em velocidades diferentes em cada estrada, isto vai acontecer com a água, no tubo de PVC a água vai andar mais rápido, no tudo de ferro novo a água movimenta-se um pouco mais devagar e no tubo de ferro usado, as paredes do tubo terão alguma ferrugem que vai fazer a água movimentar-se mais lentamente ainda, quanto mais anos de uso do tubo mais ferrugem e mais lentamente vai caminhar a água. As conexões hidráulicas, joelhos, registros e válvulas também fazem a água diminuir a velocidade. É bom contar quantas conexões de cada uma você vai instalar na rede toda. Depois é só calcular as perdas. Clique aqui para ver a tabela de perdas, se precisar, é só consultar para seu projeto. [ANEXAR TABELA DE PERDAS]

Motobomba para Poço

Para medir a profundidade do poço utilize uma trena a lazer até a superfície de água, lembre-se de medir da borda do poço até a bomba, esta é a altura de sucção. Se você não tiver a trena a laser, você pode usar uma corda com um peso amarrado. Desça a corda até o peso encostar na água, faça um nó da corda até a altura onde ficará a bomba, depois é só medir a corda com uma trena, do nó ao peso. No caso de um poço a altura de sucção e o comprimento da tubulação de sucção serão iguais.

Motobomba para Irrigação

Nos sistemas para irrigação, muitas vezes precisamos transferir água do rio, que sempre está na parte mais baixa do terreno, para partes mais altas.

Para medir o comprimento da tubulação é só utilizar uma trena, cuidado com a medida “a passo”, pois esta pode apresentar muita variação e isto poderá fazer você decidir pela bomba que não atenderá sua necessidade.

Você vai precisar;

  • Cabo de vassoura, marcado com 1,50 m
  •  Linha de pedreiro
  • Trena
  • Nível de bolha,
  • Folha de papel e caneta/lápis para anotação.

Primeiro determine o trajeto da sua tubulação sobre o terreno, da água até a bomba e da bomba até a caixa d’água, vocês vão caminhar sobre este trajeto fazendo a medição de distância (comprimento) e da altura.

No exemplo, vamos utilizar uma tubulação de ferro usado de ¾ “ 1“

Precisamos de 3.000 litros (3 m3), para cada irrigação, vamos molhar as plantas pela manhã e a tarde, precisamos de 3m3 na caixa d`água as 8:00hs da manhã e outros 3m3 as 16:00.

No desenho vamos indicar as conexões da rede.

Vamos medir a distância e altura do rio até a bomba (sucção) e da bomba até o alto do morro, (recalque), onde tem uma plantação de tomate que precisa ser irrigada manualmente com regador.

Comece a medir a altura e a distância, 1 pessoa segura o cabo de vassoura na vertical e a linha de pedreiro na marca de 1,50m do cabo e a outra pessoa caminha subindo o morro, desenrolando a linha de pedreiro, a linha de pedreiro nivelada e você caminhando morro acima em determinada distancia a linha de pedreiro tocará o solo. As duas pessoas segurando a linha esticada, uma pessoa confere se a linha de pedreiro está nivelada, encostando o nível bolha na linha.

Quando a linha encostar no chão, marque no papel 1,5 metros altura – x metros de distancia.

Quem ficou no cabo de vassoura, pode medir a distância com uma trena do cabo de vassoura até onde a linha encostou no chão, marque esta distância no papel ao lado do 1,5 metros de altura, repita esta operação até chegar onde a bomba d’água será instalada.

Somando as medidas de altura, você terá altura de sucção e medindo o trajeto dos tubos você terá o comprimento da tubulação de sucção.

Caminhando sobre o terreno você também identificara onde serão necessárias as conexões, para que os tubos possam ser conectados na bomba. Você vai contanto as conexões e anotando. Ao final você terá todas as informações que precisa para calcular qual bomba d’água é a melhor.

Inicie novamente a medição com o cabo de vassoura onde a bomba será instalada e comece a medir altura e distância até chegar onde será instalada a caixa d`água.

Somando as alturas de quantos cabos de vassoura foram necessários para chegar até a caixa d’água, você terá a altura de recalque e somando as distancias você terá o comprimento da tubulação de recalque, não esqueça de avaliar as conexões necessárias para que sua rede de tubo seja instalada.

Este é realmente um assunto denso. Se tiver qualquer dúvida, comente abaixo que teremos o prazer de lhe ajudar!

Entre em contato

plugins premium WordPress
× Entre em contato